A tecnologia possui papel central nas dinâmicas sociais do presente e, certamente, futuro. Espera-se que mais de 750 mil vagas de trabalho sejam abertas no país nos próximos quatro anos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
A entidade não possui projeções sobre a Bahia, mas o estudo Mercado de Profissionais de TI, da própria Brasscom, estima que o estado responde por 0,16% da demanda de trabalhadores, o que representaria cerca de 12 mil vagas.
O diretor de relações institucionais da associação, Sérgio Sgobbi, credita as vagas abertas ao intenso ritmo das novidades do setor, o que exige constante renovação de conhecimentos por parte dos trabalhadores. "A atualização tecnológica nunca para. O profissional de TI precisa se atualizar sempre", afirma.
O Cadastro Brasileiro de Ocupações indica que a função mais promissora da área é a de analista de sistemas.
Também otimista, o diretor da franquia baiana da Totvs, Fábio Fantini Felicetti, diz que a empresa deve contratar 20 funcionários. "Na nossa visão, o Brasil voltará a crescer a partir de outubro e em 2017 não iremos mais lembrar da crise. Nosso planejamento é crescer 30% em 2017", afirma o empresário.
(A Tarde) (AF)