Doutor em virologia e Coordenador do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde da Ufba, Gúbio Soares alertou que apenas a vacina contra a Covid-19 não irá resolver o problema de infecção do vírus que já fez quase 500 mil vítimas fatais só no Brasil. De acordo com ele, medidas como distanciamento social precisam ser mantidas.
“Devemos tomar a vacina, mas ela não é a solução. Temos que ser claros, a vacina só não é a solução. Se o indivíduo tomos duas doses, começa a se aglomerar, ir para festas, o vírus sofre mutações, pode aparecer uma mutação resistente às vacinas aplicadas. Há grande risco de aparecer vírus resistente. Tem que deixar claro que a vacina só não vai resolver o problema”, alertou.
Ainda de acordo com o especialista, as vacinas que são aplicadas hoje estão na fase emergencial e todas apresentam riscos. “Não é que não sejam eficientes. As vacinas, quando aprovadas, tem lá uso emergencial. Todas essas são de uso emergencial. O mundo tem que entender que essas vacinas nunca foram aplicadas como hoje. É uma tecnologia nova, vacina com RNA. A Coronavac é tradicional, que é um método antigo, que é matar o vírus e colocar na pessoa, mas a gente não sabe como funciona ainda nos organismos. Existem mortes causadas pela vacina. Já estão estudando terceira dose. Não sou contra vacina, sou contra que as coisas não sejam feitas de forma clara”, explicou.