Saúde

UTIs na Bahia crescem 62% na pandemia, mas não se sabe quantas serão mantidas

E agora possui 4.081 respiradores e a proporção é de um para aparelho de ventilação mecânica para cada 3,6 mil habitantes.

NULL
NULL

 

 

 

UTIs na Bahia crescem 62% na pandemia, mas não se sabe quantas serão mantidas

 

A pandemia do coronavírus forçou gestores estaduais e municipais a investirem em Saúde além do previsto. A doença se espalhou pelo mundo e obrigou prefeitos e governadores a ampliarem a oferta de leitos e a assistência à população.

Os leitos de Tratamento Intensivo (UTIs), altamente demandados pelos pacientes com Covid-19, registraram um crescimento de 45% em todo o país, de acordo com um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na Bahia esse crescimento foi ainda maior: 62%, se comparado com o período pré-pandemia, considerando aqueles do Sistema Único de Saúde (SUS) e não-SUS, adultos, pediátricos e neonatais. Ao olhar apenas as UTI adulto o acréscimo de fevereiro para o número atual chega aos 84%

Apesar dos números serem positivos, o CFM se preocupa com a não manutenção dos leitos após a pandemia, e ainda destaca que o país sofre com a má distribuição de Unidades de Tratamento Intensivo.

 

BNotícias/// Figueiredo