Trabalhadores da rede estadual de saúde realizam, nesta terça-feira (28), uma manifestação na frente da Secretaria Estadual de Saúde, no Centro Administrativo da Bahia. A categoria pretende chamar a atenção do governo para algumas reivindicações.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), o movimento busca um reajuste salarial maior do que os 4% oferecido pelo governo. Ainda segundo a categoria, o setor não tem reajuste há cerca de 7 anos e acumula perdas em torno de 54%.
Os trabalhadores exigem respostas sobre as pendências nas relações de trabalho, e seguem em estado de greve até esta quarta-feira (29). Anda conforme a entidade, a gestão estadual está tirando o direito dos trabalhadores ao Piso Nacional da Enfermagem, aprovado em 2023, tentando incorporar gratificações variáveis aos salários para atingir o valor do Piso.
Em nota oficial, o SindSaúde reclama das condições de trabalho. “São estes profissionais que se dedicam aos cuidados das pessoas enfrentando todo tipo de situação que coloca em risco sua saúde e por tudo isso devem ser devidamente valorizados e respeitados”, declara a dirigente Aladilce Souza.