Um levantamento realizado pelo portal Metrópoles mostra que apenas três estados conseguiram aplicar a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 em mais de 20% de suas populações: São Paulo (26,7%), Mato Grosso do Sul (26,4%) e Espírito Santo (22,2%).
Ou seja, na maior parte do Brasil, os elegíveis para mais uma dose dos imunizantes ainda não compareceram aos postos de vacinação.
O levantamento verificou a quantidade de doses de reforços aplicadas em cada estado e a proporção da população local contemplada. Para o cálculo, foi utilizada a estimativa da população, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além dos baixos índices de retorno aos postos, outro problema também tem contribuído para o número: em seis estados, dados sobre a Campanha Nacional de Imunização estão desatualizados há mais de um mês. O motivo alegado pelos gestores é a falta de conectividade com o sistema de informações do Ministério da Saúde, que alega ter sofrido um ataque hacker.
Com dados atualizados até 15 de dezembro, Acre, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins vivem um apagão que os impede de registrar de forma fidedogna a corrida pela terceira dose.
Desde que sofreu uma série de ataques hackers em seus sistemas no dia 10 de dezembro, o Ministério da Saúde não conseguiu solucionar o apagão de dados sobre a Covid causado pela invasão. Com isso, informações epidemiológicas estão fora do ar.
Segundo Rodrigo Cruz, secretário executivo da pasta, tudo foi apagado da nuvem do ministério durante o ataque. Os dados, porém, não estariam perdidos, diz Cruz.