Pessoas que se curaram da Covid-19 mas que apresentam sequelas físicas ou mentais por conta da doença contam com os cuidados oferecidos gratuitamente pelo Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom) e com o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi). No Heom, os atendimentos têm maior ênfase em pacientes que adquiriram alterações respiratórias e podem ser marcados pelo telefone (71) 3117-1677 ou pelo e-mail [email protected]. Já no Creasi, os atendimentos são oferecidos para idosos acima dos 60 anos ou pelo telefone (71) 9 9692-4807.
O Hospital Especializado Octávio Mangabeira oferece um programa semanal de fisioterapia, com uma equipe composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais. Mais de 18 mil atendimentos foram realizados pelos profissionais do hospital desde agosto de 2020. Os atendimentos são de primeira consulta, com três, seis e 12 meses do início dos sintomas.
Já o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), desde junho de 2021, conta com ambulatório para a reabilitação de idosos que desenvolveram sequelas decorrentes ao agravamento da Covid-19, oferecendo serviços especializados de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos para a recuperação dos pacientes. Ao total foram realizados cerca de 270 atendimentos.