Saúde

Queiroga anuncia estudo sobre a terceira dose da Coronavac

A pesquisa foi encomendada pelo Ministério da Saúde, e será realizada pela Universidade de Oxford

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em coletiva, nesta quarta-feira (28), que o Brasil irá participar do estudo para analisar a necessidade de uma terceira dose da vacina Coronavac, contra a Covid-19. A pesquisa foi encomendada pelo Ministério da Saúde, e será realizada pela Universidade de Oxford.

“Temos que fazer pesquisas para ter respostas para conduzir o nosso PNI. O presidente Bolsonaro tem afirmado isso desde sempre, fazer pesquisas não só com vacinas, mas com perspectivas terapêuticas, e que as decisões sejam tomadas com base na ciência”, afirmou Queiroga.

A responsável pelo estudo, a prof. Sue Ann Clemens, explicou que “estaremos vacinando pessoas que já tenham tomado 2 doses da Coronavac, 6 meses depois da 2ª dose, em 4 grupos: um com reforço da Coronavac, outros com Janssen, Pfizer e AstraZeneca”, contou.

Ela alega que a ideia é que sejam gerados dados para que o Ministério da Saúde consiga implementar uma nova estratégia de imunização, caso seja necessária, até o final do ano.