Saúde

Queiroga afirma que pelo menos 10 estados têm 70% dos leitos de UTI ocupados

O ministro afirmou ainda que a variante Ômicron é um desafio, mas que a vacinação é fundamental para evitar complicações

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que a variante Ômicron do coronavírus está pressionando o sistema de saúde do país. Segundo ele, pelo menos 10 estados apresentam ocupação de leitos de UTI superior a 70%.

"Pelo menos em uma dezena de estados, nós já temos os leitos de terapia ocupados com percentual superior a 70%. Porém, no início da pandemia, o número de leitos era de 22 mil leitos de UTI e hoje temos condições de ampliar esses leitos", explica Queiroga.

Em boletim publicado pela a Fiocruz nesta quarta-feira (27), seis estados e o Distrito Federal tinham mais de 80% das UTIs ocupadas: Distrito Federal (98%), Rio Grande do Norte (83%), Goiás (82%), Piauí (82%), Pernambuco (81%), Espírito Santo (80%) e Mato Grosso do Sul (80%).

O ministro declarou ainda que a nova variante do vírus é um desafio. "A variante Ômicron rapidamente se disseminou no mundo inteiro e não deve ser menosprezada, apesar de sabermos que alguns casos são menos complexos do que os causados pelas outras variantes", afirmou.

No entanto, Queiroga ressaltou a importância da vacina para evitar as complicações da variante. "O perfil de vacinação faz acreditar que o impacto da ômicron no Brasil pode ser parecido com o que está acontecendo no Reino Unido, Espanha e Portugal, onde os casos também explodiram, mas não houve incremento forte de óbitos. É isso que queremos no Brasil: não que os casos explodam, mas que não subam os óbitos", explicou.