O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acredita que a partir de setembro será possível realizar uma testagem em massa para a Covid-19, em todo o Brasil. Em abril, ele havia prometido testar quase 20 milhões de brasileiros por mês, entretanto a previsão diminuiu neste tempo.
De acordo com o ministro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já disponibilizou cerca de 300 mil testes PCR para a detecção do vírus. “O TED já está certo. Agora, é receber os testes e começar a testar. Já tem 300 mil testes em condição para serem distribuídos. E vamos fazer eventos para mostrar como esses testes devem ser usados. E também a vigilância genômica (para identificação das variantes)”, comenta Queiroga que ainda pontua que o avanço da variante Delta incentiva a aceleração da testagem.
Para Queiroga, o país vive um momento de “tranquilidade”, relacionado a pandemia da Covid-19. “Ainda é um momento de tranquilidade. 900 mortes por dia é muito, mas pra quem teve 4 mil óbitos é uma situação bem mais tranquila”, disse.