Saúde

Protetor solar é distribuído sem custos para a população de Salvador

Ação é voltada para às pessoas albinas e faz parte da campanha Dezembro Laranja, para prevenir o câncer de pele

NULL
NULL

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou a distribuir gratuitamente protetor solar fator 60 à população albina da capital. A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Laranja, para prevenir o câncer de pele.

Além desta ação, os pacientes quando apresentam sintomas da doença são orientados para postos da rede pública que realizam atendimento específico.

 Para se cadastrar é necessário ir à sede da SMS, na Rua da Grécia, número 3, Comércio, apresentar original e cópia do relatório médico, receita, identidade, comprovante de endereço e cartão do SUS. O produto é disponibilizado durante todo o ano, no quantitativo mensal de oito protetores para adultos e quatro para crianças. O benefício é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, 270 (próximo ao Clube de Engenharia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

É recomendado aos albinos o uso de óculos escuros, chapéu, sombrinha e protetor solar constantemente, além de fazer visitas periódicas ao oftalmologista e dermatologista. Os albinos enfrentam um maior risco de desenvolver câncer de pele e cegueira, por conta da exposição solar direta ou indireta, pois possuem um distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos. 

No Brasil o câncer de pele é o mais comum, representando 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes Silva (INCA). Em 2016 o número de registros deve subir para cerca de 175 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma e 5 mil novos casos de melanoma, o mais agressivo.

Foto: Ilustração