O secretário de Saúde de Salvador (SMS), Leo Prates, afirmou nesta terça-feira (30), durante entrevista para o programa Balanço Geral, da RecordTV Itapoan, que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid caiu para 83% em Salvador. Pensando em manter o número de casos e de ocupação em baixa, Prates fez um pedido para que as pessoas que forem receber visitas em casa na Semana Santa, limitem a quantidade a cinco pessoas.
Segundo o secretário, a expectativa da prefeitura e da SMS é de que até o domingo (4) haja uma redução significativa de ocupação de leitos para 80%, e no início da próxima semana de até 74%.
“Já demonstra um sinal de estabilidade. Hoje nós amanhemos com o melhor dia dos últimos 30 dias. As medidas restritivas estão funcionando e estão dando resultado. Hoje o cenário é melhor no sistema de saúde. Faço um pedido para que as pessoas, se forem receber alguém em casa na Semana Santa, que não passe de cinco, para evitar aglomerações”, disse Prates.
Ainda segundo Prates, já é possível notar um baixo acúmulo de internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que passaram a atender pacientes com o coronavírus, e disse que a prefeitura já começou a planejar a reabertura das atividades econômicas, na segunda-feira (5).
“A ideia é liberar e escalonar. Mas é preciso entender que a populaça precisar ter consciência, continuar usando máscara e higienizando as mãos”, disse.
Vacinas
Leo Prates afirmou ainda que o Plano Municipal de Imunização, que já ultrapassou a marca de 300 mil pessoas vacinadas na capital baiana, já demonstrou um impacto positivo em relação aos número de casos e de internações pela Covid, principalmente dos mais idosos.
“A gente tinha na primeira onda 63% dos idosos internados, hoje representa 43%. O nosso pedido é que a Sesab acelere a vacinação dos idosos da nossa cidade para que cheguemos logo na casa dos 60 anos. Temos autorização de vacinar ate os 60 anos. O público abaixo de 60 ainda não foi autorizado pelo Ministério da Saúde. Mas o que eu posso dizer é que começamos a caminhar bem na vacinação. Tínhamos um público prioritário de 600 mil, que já vacinamos cerca de 50%. A ideia é de rapidamente chegar nos idosos de 60 anos, com a chegada de novas doses”, pontuou.
Por fim, o secretário comentou sobre a decisão de inclusão dos policias no grupo de vacinação contra a Covid-19 e sobre a possibilidade de existência de uma terceira onda de contaminações.
“Vacinar e salvar vidas. Tivemos a reunião e o governo do Estado ficou de enviar hoje ou até amanhã as vacinas que serão destinadas aos policiais na quinta. Nós pedimos a inclusão dos guardas municipais e agentes de trânsito. A gente deve muito a essas forças de segurança nesse combate ao coronavírus e a ajuda na manutenção das medidas de restrições. Sobre terceira onda, sempre existe a possibilidade, a gente pode ter, se permanecer com festas de paredão, festas em bairros de classe média… aí teremos a continuidade de medidas restritivas e fechamento das atividades econômicas novamente”, finalizou.
Fonte: Bahia.Ba//LC