De acordo com denúncias anônimas e via rede social, pelo menos 20 petroleiros da plataforma PNA-1, da Petrobras, na Bacia de Campos, tiveram que trabalhar com suspeitas de contaminação pela Covid-19. Alguns relatos contam que mesmo tendo contato com outros colegas de profissão contaminados, que conseguiram ser dispensados, alguns funcionários estão sendo obrigados a cumprir isolamento dentro da plataforma cumprindo suas funções normalmente.
Os denunciantes optaram por não divulgar os próprios nomes por medo de represálias, mas citam que a situação acontece com colaboradores de empresas terceirizadas como Actemium, LC Restaurante, Ideal e Posh.
O depoimento conta ainda que toda a testagem foi controversa, pois os profissionais testados tiveram que retornar ao trabalho no mesmo dia antes mesmo de saber o resultado do teste. Segundo relatos, cerca de 10 funcionários desembarcaram das plataformas por terem testado positivo. As pessoas que positivaram, tiveram contato com os trabalhadores sem saber que estavam infectadas.
A Petrobras, no entanto, negou as informações e informou que é feita a identificação e isolamento precoce de colaboradores com sinais, sintomas e contatos com casos suspeitos da doença e geralmente ocorre até a dispensa de serviços pelo período de 5 dias fora da plataforma.
Sobre o aumento dos casos de Covid, a estatal informou que os novos casos confirmados na companhia são assintomáticos ou com sintomas leves e não há impacto significativo nas operações, em razão de afastamentos de colaboradores contaminados. O número de casos confirmados não foi informado.