O urologista baiano Nilo Jorge Leão apresentou dois trabalhos autorais no Encontro Anual da Sociedade de Cirurgia Robótica 2022, que aconteceu em Orlando, na Flórida, na última semana. Um dos estudos destaca a superioridade da cirurgia robótica na conservação da função erétil em pacientes que são submetidos a prostatectomia (procedimento de remoção da próstata).
“Se, por um lado, o estudo demonstra que a preservação da função erétil após a retirada do tumor é superior na cirurgia robótica, por outro revela que a baixa incidência de complicações e a boa recuperação do controle urinário do paciente assemelham-se nas duas modalidades cirúrgicas”, explicou.
Além de Leão, o trabalho conta com a participação de Dr Alexandre Ziomkowsky, Wendel Kruchevisky, João Estrela e Leonardo Calazans, ambos urologistas baianos.
A pesquisa comparou 150 prostatectomias operadas com o auxílio do robô e outros 150 procedimentos videolaparoscópicos para tratamento do câncer de próstata, realizados por Nilo Jorge, entre 2019 e 2020.