A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) começou a aplicar nessa terça-feira (23) o questionário que pode ajudar a desvendar a doença que já fez 90 vítimas em Salvador e região metropolitana. O documento tem cerca de 50 perguntas e foi elaborado por infectologistas e epidemiologistas.
Além do formulário, serão analisados exames de sangue e urina de pessoas infectadas. Haverá também perícia de insetos e ácaros colhidos no condomínio de Patamares, onde ocorreram 79 casos desde agosto.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que tomou conhecimento do caso no dia 5 de outubro, quando a SMS foi notificada. De acordo com o Ministério, é possível afirmar que há "um surto de dermatose a ser esclarecido".
Um dos responsáveis pela elaboração do questionário, o infectologista e professor da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Salvador, Antônio Bandeira, falou sobre a importância de conhecer os hábitos das pessoas afetadas, para tentar achar alguma pista que indique a causa das alterações na pele.
Segundo ele, os moradores do condomínio começaram a responder as questões que, além da doença, buscam compreender hábitos de vida de cada infectado.
]
Correio // Figueiredo