A meta inicial da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de ofertar 14 mil exames de mamografia na capital e interior foi superada em menos de três dias. Segundo a secretária da Saúde, Tereza Paim, já foram agendados mais de 25 mil exames e quase não há vagas disponíveis na capital, mesmo tendo sido ampliado o número de exames diários.
Os exames são realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento. Na capital baiana, as mamografias estão sendo ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican).
Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde têm oferecido exames, sendo o agendamento a partir dos postos de saúde ou das Secretarias Municipais de Saúde. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.
No Cican, os resultados dos exames são entregues em dois dias úteis, na própria unidade. Nas unidades móveis, um protocolo informa o dia, horário e local de entrega do resultado. As unidades ficarão nos seguintes locais:
Uneb, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, em Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano (de 3 a 13 de novembro), e Organização do Auxílio Fraterno, no Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).