Saúde

No Dia Mundial do Doador de Sangue, saiba a importância do ato e como doar em Salvador

Confira os pontos móveis e fixos para doar sangue em Salvador

Vagner Souza / Salvador FM
Vagner Souza / Salvador FM

Nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data importante é comemorada há 20 anos, com o objetivo de valorizar o ato de doar, ajudando a salvar vidas de pessoas que precisam de transfusões. Para o mês de junho, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) conta com uma programação especial para alcançar mais doadores.

O Portal Salvador FM esteve na sede da instituição, localizada na ladeira de acesso ao Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. Em conversa com a reportagem, Margareth Mascarenhas, coordenadora do setor de captação do Hemocentro, falou sobre a data especial e a importância do doador de sangue.

“A importância de doar é salvar vidas. O objetivo maior e melhor para todos. Lembrando que em uma bolsa de sangue você consegue salvar até quatro vidas, facilitando assim todas as pessoas que estão precisando nas unidades do SUS exclusivamente. Especificamente as pessoas que precisam de nós são todas as pessoas que estão nas nossas unidades de saúde da rede SUS”, conta Margareth.

Margareth Mascarenhas em entrevista para Salvador FM | Foto: Vagner Souza

Programação

A programação especial também conta com interações lúdicas, atividades e comidas típicas da época junina. Contudo, Margareth recomenda que antes de curtir os festejos as pessoas passem para realizar a doação e ajudar quem precisa. Além disso, ela chama atenção para o baixo estoque no banco de sangue.

“O estoque se encontra no nível baixo, então a gente precisa, a gente pede a todos vocês que esses estoques melhorem, porque as cirurgias não param, então a Hemoba tem esse papel de manter os estoques razoáveis, porque o aceitável na verdade é que nós tenhamos 200 bolsas coletadas por dia para atender minimamente as unidades de saúde, e a gente só consegue 140, 150, então se você vier fazer a diferença, nossos estoques ficam aceitáveis”, esclarece a coordenadora.

Quem pode ser doador de sangue?

Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 e 69 anos e com peso acima de 50 kg. No dia da doação é preciso portar documento oficial com foto, ir bem alimentado e bem de saúde. Vale ressaltar que menores de idade precisam ir acompanhados e quem tem 61 anos ou mais precisa já ter realizado pelo menos uma doação.

“No momento que você vem até a Fundação Hemoba, você passa pela triagem clínica, onde a médica conversa pessoalmente, sigilosamente com o doador, com o candidato, e aí faz a sua avaliação médica”, explica Margareth Mascarenhas.

Confira os pontos móveis e fixos para doar sangue em Salvador

Os pontos de móveis disponíveis para realização de doaçoes de sangue são itinerantes e temporários. A atuação do Hemoba nesses locais acontece durante o mês de junho. Já os pontos fixos, continuarão em pleno funcionamento.

Pontos móveis:

  • Estação de Metrô Pirajá: 14 de junho; das 8h às 17h.

  • Salvador Shopping: 15 de junho; das 8h às 17h.

  • Posto itinerante no Salvador Norte Shopping (G1): todo o mês de junho;  das 9h às 18h, exceto aos domingos.

Pontos fixos:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital Ana Nery: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
  • Hospital Roberto Santos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Hospital Santo Antônio / Obras Sociais Irmã Dulce: segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
  • Hospital do Subúrbio: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;

 

*Com informações do repórter Paulinho FP direto do Hemoba