A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou nesta quarta-feira (17), durante o programa "Bom dia, Ministra", do portal GOV.BR, o cenário do programa Mais Médicos na Bahia, além de fazer uma análise da parceria com a Secretaria estadual de Saúde (Sesab), em ações em programas como o "Mais Acesso a Especialistas".
"[Sobre o Mais Médicos], estamos trabalhando em relação ao edital quantos a vagas abertas após médicos terem deixado o programa para fazer residência ou ir em busca de caminhos profissionais. Nós abrimos três mil vagas e tivemos 33 mil pessoas inscritas. Na Bahia, em 2023, alcançamos 2.044 profissionais ativos, um aumento de 711 profissionais na nossa gestão. O edital foi primeiro da história com vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Neste, foram 246 vagas para o estado da Bahia", afirmou ela após ser questionada pelo PORTAL SALVADOR FM.
Quanto ao "Mais Acesso a Especialistas", a titular da pasta afirmou que o programa tem o objetivo de garantir a redução no tempo de espera, pelos brasileiros, em relação a exames e cirurgias.
"Temos um bom trabalho com a Sesab neste sentido. O estado da Bahia aderiu ao programa logo de primeira e vem avançando também na questão da saúde da família. Além disso, no programa Saúde Sorridente, tivemos um aumento de 127 equipes trabalhando pela saúde bucal no estado", destacou a ministra.