Saúde

“Não é verdade que as doses sejam enviadas de forma proporcional e igualitária para todos os estados”, afirma Vilas-Boas

Segundo ele, as entregas “seguem de acordo com regras pactuadas, mas que não são mais adequadas”

Divulgação/Sesab
Divulgação/Sesab

O secretário da Saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou em suas redes sociais, nesta terça-feira (13), sobre a distribuição desproporcional das vacinas contra Covid-19 entre os estados do Brasil. Segundo ele, as entregas “seguem de acordo com regras pactuadas, mas que não são mais adequadas”.

“Em reunião na data de hoje (13) do Fórum de Governadores com o Ministro da Saúde, diversos governadores, além do Presidente do CONASS e eu, solicitamos a mudança do critério de distribuição das vacinas, para ser proporcional à população dos estados. O critério atual gera iniquidades que só fazem se agravar mais a cada dia. O @ConassOficial já se manifestou e irá trabalhar pra mudar na próxima pauta. Não é verdade que as doses sejam enviadas de forma proporcional e igualitária para todos os estados e Distrito Federal. Elas seguem de acordo com regras pactuadas, mas que não são mais adequadas. É preciso corrigir isso nas reuniões tripartite com @ConassOficial e @conasems”, afirmou o secretário.

Mais cedo, o governador Rui Costa e o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, também comentaram sobre esse déficit na distribuição da vacina contra Covid-19.