Saúde

'Não é hora de se voltar à aula', afirma secretário da saúde sobre decisão judicial para retomada

Ele considerou um 'equívoco' por parte da Justiça

NULL
NULL

Foto: Shirley Stolze/Ag. A Tarde

 

O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, disse nesta segunda-feira (15), que é um equívoco a decisão da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que ordenou o retorno das aulas presenciais no Estado da Bahia. Ele disse que tem esperança de que a justiça possa rever a decisão, uma vez que nesse momento, com o crescimento do número de mortes em todo o país, não é hora de voltar às aulas.

“Eu acho que é um equívoco. É uma ação movida num outro momento. Tenho a esperança que a Justiça, o Tribunal possa rever essa decisão, ou o próprio juiz. Uma vez que nesse momento, num momento de crescimento no número de mortes em todo o país não é hora de se voltar à aula”, disse o secretário.

Vilas-Boas afirmou que é preciso aguardar ao menos duas semanas para que seja observado algum sinal de estabilidade dos índices de ocupação de leitos e de mortes pela doença. Ele também lembra que o risco de contaminação não ocorre apenas na sala de aula, mas também no transporte até as unidades de ensino. 

"Eu sou pai, tenho filho e quero que ele vá para escola. É bom lembrar que não é só a sala de aula, é o transporte coletivo. São pais e maes para cima e para baixo, se deslocando para fora de suas casas que vai expor mais pessoas ao contágio, em uma velocidade geometricamente crescente. Porque quanto mais gente na rua, mais o contato, mais pessoas pegam, mais pessoas pegando, mais pessoas pegarão."

No último domingo (14), a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) ingressou com pedidos para que a decisão de retorno às aula seja suspensa.  

 

Fonte: Governo da Bahia//LC