Saúde

Ministério da Saúde anuncia redução da quarentena para sete dias em casos leves de Covid-19

Se no quinto dia de contaminação o paciente estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos há 24 horas, ele pode realizar a testagem

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A quarentena para pacientes com casos leves e moderados de Covid-19, foi reduzida de dez para sete dias. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10).

Se no quinto dia de contaminação o paciente estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos há 24 horas, ele pode realizar a testagem. Com o resultado negativo, poderá sair do isolamento. Caso o resultado seja positivo, o isolamento deve continuar até o décimo dia.

“A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele não quis testar no quinto e tiver sem sintomas no sétimo ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar. Recomendamos manter as recomendações até o décimo”, explicou o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

“Se ele estiver com sintomas no décimo dia, poderá fazer o teste. Se der negativo, ele pode sair do isolamento se estiver sem febre, sem uso de antitérmicos, mas se der positivo deve manter o isolamento. Se ao 10 dia estiver sem sintomas e há 24 horas não é necessário testar para o isolamento”, finalizou.