Saúde

Médicos temem surto de Covid-19 e outras doenças infecciosas na Ucrânia

Médicos também se preocupam com o aumento de outras doenças infecciosas como a poliomielite, cólera e sarampo

Reprodução
Reprodução

Autoridades globais de saúde alertaram, nesta terça-feira (15), que haverá um aumento de casos da Covid-19 na Ucrânia ligado à invasão da Rússia. Os médicos também se preocupam com o aumento de outras doenças infecciosas como a poliomielite, cólera e sarampo.

Em entrevista à CNN Brasil, a gerente do programa de emergência dos Médicos Sem Fronteiras, Kate White, disse que antes da guerra, a Ucrânia tinha baixas taxas de vacinação contra essas doenças. “Em termos do que chamamos de doenças evitáveis ​​por vacina, o status na Ucrânia é de que a população não foi vacinada para obter imunidade suficiente, como em muitos outros países europeus ou como os EUA”, disse.

A falta de saneamento preocupa as autoridade locais. “Houve um surto de poliomielite na Ucrânia no ano passado. A Ucrânia foi o último país da Europa a ter um surto de cólera em 2011, e isso foi em Mariupol. E como provavelmente você sabe, Mariupol agora tem problemas significativos com água e saneamento e uma incapacidade de realizar suas atividades diárias básicas, em torno da higiene”, ressaltou.