Saúde

Médicos do Hospital Carvalho Luz pedem demissão coletiva, diz sindicato

Sindimed afirma que há atrasos e corte nos salários dos profissionais diaristas e reclama de "total indiferença"

NULL
NULL

 

Foto: Google Street View/ Reprodução

 

Médicos diaristas do Hospital Carvalho Luz, no bairro de Nazaré, em Salvador, entregaram uma carta de demissão coletiva no último dia 1º de novembro, diante dos atrasos recorrentes nos pagamentos e corte de 30% nos salários com efeito retroativo aos vencimentos que ainda não foram pagos (desde julho), informou o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).

No último dia 19 de outubro, funcionários da unidade realizaram um protesto em frente ao edifício. Em nota divulgada nesta terça-feira (6), o Sindimed diz que o Instituto Fernando Filgueiras (IFF), empresa terceirizada que administra o hospital, vem “atropelando os direitos trabalhistas” dos profissionais e reclama da “total indiferença aos fatos” por parte da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com o sindicato, o IFF descumpre uma determinação judicial que o obriga a regularizar as contratações dos profissionais por meio da assinatura das carteiras de trabalho.

“Os gestores, porém, descumprem o que manda a Justiça, com o beneplácito do governo Rui Costa, que até agora não tomou qualquer medida para corrigir a ilegalidade”, afirma a entidade.

Por meio de nota enviada ao bahia.ba, a Sesab disse que “mantém um diálogo regular com as entidades médicas” e que apenas quatro médicos solicitaram o desligamento do Hospital Carvalho Luz.

Bahia.ba////AF///