Saúde

Médica diz que ficar mais de 5 minutos sentado no vaso faz mal à saúde

Médica diz que ficar mais de 5 minutos sentado no vaso faz mal à saúde

Reprodução
Reprodução

A exposição em um período de tempo no vaso sanitário pode ser prejudicial à saúde e causar hemorroidas, segundo a médica especialista em saúde e bem-estar Stephanie Taylor, explicou ao The Sun. 
 
“Quando você senta no vaso sanitário, seu ânus fica posicionado em um nível diferente em relação ao resto da metade inferior do seu corpo. Isso gera maior pressão nas veias da parte de baixo do reto, o que pode, eventualmente, levar ao surgimento de hemorroidas e resultar em sangramentos”. 
 
O surgimento de hemorróidas também está relacionado ao excesso de esforço durante a evacuação, mas médicos explicam que ficar no celular durante o momento de defecar tem sido um grande contribuinte para o aumento dos casos e da gravidade da condição. 

De acordo com um estudo, o momento da evacuação deve demorar no máximo cinco minutos — se nada acontece nesse período, é necessário levantar e tentar novamente em outro momento.

As hemorroidas ocorrem devido à inflamação das veias dentro do ânus, formando caroços que geram coceiras, incômodos e, em alguns casos, muita dor. Elas tendem a atingir pessoas que não praticam exercícios físicos ou que levantam pesos de carga elevada, bem como mulheres grávidas e indivíduos constipados. No entanto, casos relacionados ao esforço ou ao tempo gasto com a evacuação são frequentes.

A especialista acrescenta que a pressão nos vasos sanguíneos pode resultar também em fissuras anais, ou seja, pequenos rasgos no intestino grosso perto do ânus, causando muita coceira, dor e sangramento. Em casos graves, é possível que o quadro se agrave e se transforme em prolapso retal, quando a mucosa do reto fica exposta e impossibilita o controle das fezes, resultando em escapes indesejados.

A prevenção das hemorroidas pode ser feita com a ingestão adequada de alimentos ricos em fibras e de água, e o tratamento é feito com pomadas encontradas em farmácias. A inflamação tende a melhorar em torno de uma semana e, caso persista, um médico deverá ser consultado para prescrever medicamentos específicos e direcionar o tratamento.