Saúde

Marinha inicia combate ao Aedes aegypti, utilizando a informação como arma

A próxima etapa está programada para o período de 15 a 18 de fevereiro

NULL
NULL

No próximo sábado (13), cerca de 1.400 militares da Marinha do Brasil irão às ruas de 20 bairros de Salvador, durante a segunda etapa da campanha nacional que envolve as Forças Armadas no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do Zika Vírus, Dengue e Febre Chikungunya.

Durante a ação desse sábado, que será realizada em coordenação com o Exército, a Força Aérea Brasileira e as autoridades de saúde, os militares farão visitas domiciliares e distribuirão material impresso com as principais medidas que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito, engajando a população na luta contra o Aedes aegypti.

A Marinha também levará orientações aos moradores e frequentadores das ilhas da Baía de Todos os Santos, por meio da distribuição de material informativo nos terminais dos Ferryboats, de São Tomé de Paripe e do Comércio. Adicionalmente, equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Bahia aproveitarão as abordagens para conscientizar os condutores e passageiros das embarcações.

Na próxima etapa, programada para o período de 15 a 18 de fevereiro, os militares estarão diretamente envolvidos no combate ao mosquito, quando, acompanhados de agentes de saúde, visitarão domicílios em busca de possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti, orientando moradores e, se for o caso, fazendo a aplicação de larvicida em criadouros.

No mesmo período, os militares também realizarão palestras em escolas públicas e particulares, a fim de reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre o assunto.