A Johnson & Johnson anunciou o fechamento de sua única fábrica, localizada na cidade holandesa de Leiden. O local produzia lotes da vacina Janssen contra a Covid-19.
A interrupção é temporária. Outras instalações foram contratadas para produzir a vacina, mas ainda não estão funcionando ou não receberam aprovação regulatória.
De acordo com o New York Times, a decisão de suspender a produção em Leiden gerou preocupações em executivos da empresa de que isso prejudicaria a capacidade da empresa de cumprir seus contratos de vacinas. O motivo para a pausa seria a instalação estar produzindo uma vacina experimental para proteger contra outro vírus. podendo ser mais lucrativo para a empresa.
Jake Sargent, porta-voz da Johnson & Johnson, disse que a empresa está “focada em garantir que nossa vacina esteja disponível onde as pessoas precisam” e que sua rede global de produção “está trabalhando dia e noite” para ajudar a combater a pandemia.
Ele disse que a empresa continua entregando lotes da vacina para instalações que engarrafam e embalam doses. Ainda afirmou que a Johnson & Johnson tinha milhões de doses prontas em estoque.