O dia de hoje (21) amanheceu diferente no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Isso porque especialistas em oftalmologia decidiram realizar um mutirão no local. Bebês com microcefalia estão sendo examinados gratuitamente, pelo médico oftalmologista, especialista em retina, Bruno de Paula Freitas, e sua equipe. Ele já identificou três casos entre recém-nascidos já avaliados em Salvador.
A avaliação oftalmológica é destinada apenas a pacientes com microcefalia – malformação do crânio e cérebro, que são pequenos em relação aos de bebês da mesma idade e sexo. O atendimento iniciou às 7h, no Ambulatório de Oftalmologia, instalado no Ambulatório de Multiespecialidades, no térreo do Anexo do hospital, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabula.
“Observamos que alguns pacientes apresentavam lesões no fundo do olho, e coincidentemente, estes pacientes apresentavam microcefalia e uma suspeita de Zica vírus durante o período da gestação. Com isso decidimos fazer esse mutirão para avaliar o maior número possível de pacientes”, disse o oftalmologista Bruno de Paula Freitas.
Ainda durante entrevista exclusiva com o repórter do LD Notícias, Fabrício Cunha, Bruno de Paula fez questão de lembrar que o mutirão é totalmente voluntário, inclusive com a participação de médicos que não fazem parte do quadro nas segundas-feiras: “Vale ressaltar que nem todo bebê que tem microcefalia tem lesão oftalmológica. Inclusive já examinamos alguns bebês com microcefalia e sem qualquer tipo de lesão”, completou o especialista.
Para o atendimento, é necessário ter em mãos a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) dos bebês para efetuar o cadastro, além de todos os exames já realizados nas crianças, e também nas mães durante e após a gravidez.
(Foto: Reprodução)