Saúde

Homem tem doença rara aos 20 anos tem aparência de criança

O tratamento custa cerda de R$ 30 mil por cada centímetro que o indivíduo cresça

NULL
NULL

Fabrício Alves dos Santos tem uma rara manifestação do nanismo hipofisárioaos., aos 20 anos, ele tem 1,09 m de altura, incompatível com sua idade.

O sonho é atingir ao menos 1,50m e ficar mais próximo do tamanho do pai e da mãe, que têm nove centímetros a mais do que a meta. Os irmãos, tantos os mais novos quantos mais velho, são ainda mais altos – o maior deles com 1,67, diz Beto.

A situação de Fabrício é considerada rara, mas reversível, afirmou o endocrinologista Helton Estrela Ramos, médico do Hospital Português e professor do Departamento de Biorregulação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A hipófise, causa do tormento de Fabrício, é uma glândula localizada na base do cérebro, que produz vários hormônios e tem, entre suas várias funções, atuação no crescimento dos seres humanos e na estimulação das gônadas, que agem no amadurecimento dos órgãos sexuais. 

O caso de Fabrício pode ser incomum, mas tem fácil resolução, porque há indícios físicos de que o jovem não passou pela puberdade. Estima-se que para cada centímetro que o indivíduo cresça, seja gasto em torno de R$ 30 mil por cada centímetro.

Foto: Reprodução // Correio Online