Com os estoques em situação crítica, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai realizar ações para estimular os foliões a realizar a doação de sangue antes e no período do Carnaval. Segundo a diretora de hemoterapia do Centro, Iraildes Santana, o objetivo é de que a população desperte para a necessidade de fazer a doação antes do carnaval para que o estoque do centro seja regularizado para pronto atendimento das necessidades que possam surgir no período.
Segundo ela, em períodos de festas populares como carnaval e férias escolares, o número de doações chega a cair até 30%. “Viemos desenvolvendo ações de divulgação nas redes sociais, relacionamento com artistas, inserção de pautas na imprensa do estado e agendamento de grupos para doação de sangue”, explicou Iraildes ao falar sobre a campanha deste ano. Além do Hemocentro, que vai funcionar todos os dias da folia, O Hemóvel estará, entre os dias 02 e 05 de fevereiro, no Shopping Salvador e no Shopping da Bahia para realizar as coletas.
A diretora de hemoterapia lembra que a única forma de se obter sangue é através da doação voluntária. Segundo ela, todos os tipos de sangue são necessários. “Porém os mais difíceis são os tipo Rh negativo (O negativo, A negativo, B negativo, AB negativo). Atualmente, o nosso estoque permite apenas atendimento diário da demanda transfusional. Contudo, solicitamos mesmo que até antes do carnaval as pessoas venham a fazer suas doações para tenhamos um estoque regular”, reforçou Iraildes.
QUEM PODE
Para doar sangue a pessoa deve estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg. Os menores que tenham entre 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemoba acompanhados de um responsável legal. Já para aqueles que querem fazer a sua primeira doação, a idade máxima permitida é de 60 anos. Não é necessário estar em jejum, mas o doador deve se alimentar preferencialmente com alimentos não gordurosos.
Além disso, ele não deve ter ingerido bebida alcoólica, no mínimo, nas 12 horas que antecedem a doação e deve estar descansado, tendo dormido regularmente na noite que antecede a doação. O candidato deve comparecer ao Hemoba portando documento de identidade oficial com foto (legível), onde fará seu cadastramento e triagem clínica para determinar que a doação seja realizada com segurança tanto para o doador como para o receptor.
“De uma doação de sangue total podemos obter hemocomponentes, tais como, concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado de Fator VIII, o que possibilita atender até 04 pacientes”, comentou Iraildes Santana, diretora de hemoterapia do Hemoba, ressaltando a importância do gesto por parte da ação.
Confira os locais onde estará o Hemóvel para a realização das doações até o carnaval. Vale salientar que o Hemocentro, na Vasco da Gama, tem o horário de funcionamento das 7h30 às 18h30 (de segunda-feira a sexta-feira) e das 7h30 às 12h30 (aos sábados).
· De hoje até amanhã: Sede dos Correios, Pituba, das 8h às 17h.
· De hoje até o dia 29/01: Salvador Shopping, ala de serviços, piso G1, das 8h às 17h.
· Dias 28/01 e 29/01: Salvador Norte Shopping, piso L1, acesso B, das 08 às 17h.
· De 02/02 a 05/02: Salvador Shopping, ala de serviços, piso G1, das 08 às 17h.
· De 02/02 a 05/02: Shopping da Bahia, entrada principal, das 08 às 17h.