Saúde

Hemoba estende coleta itinerante na região do Iguatemi

O atendimento no bairro do Canela foi ampliado

NULL
NULL

Foto: divulgação

 

Com a prorrogação das restrições de circulação até o dia 15, a coleta com o Hemóvel foi estendida até o próximo sábado (13) no supermercado Big Bom Preço, da avenida ACM, região do Iguatemi. Outra unidade móvel atende os moradores do bairro do Canela, com a instalação do Hemóvel no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Ufba, a partir desta terça-feira (9). A coleta ocorre das 8h às 17h, nos dois locais.

A ação visa contemplar voluntários da unidade do Salvador Shopping, que se mantém fechada até o fim de semana, em função do decreto, e ampliar o acesso à doação de sangue como medida preventiva às quedas nas doações com o avanço da pandemia.

Nas unidades móveis serão realizadas coletas de sangue para doação e cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. Os atendimentos ocorrem de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus.

Coleta nos shoppings

Os atendimentos nas unidades do Salvador Norte Shopping e do Salvador Shopping seguem suspensos esta semana, cumprindo a prorrogação do decreto estadual de fechamento dos centros comerciais, pelo avanço da pandemia. Na unidade da Vasco da Gama, o atendimento fica disponível das 7h30 às 16h durante a semana e, no sábado (13), das 7h30 às 12h30.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

 

Fonte: Governo da Bahia//LC