O Governo da Bahia anunciou um plano de ação para enfrentamento da epidemia da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Ao lado de 43 prefeitos e representantes de municípios baianos afetados pela epidemia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a necessidade de ampliar o atendimento aos municípios em situação crítica, além de promover orientações à população sobre a importância da prevenção e os sintomas da dengue.
“A gente já vem tratando desde o ano passado, quando começaram a surgir os primeiros indicadores de casos da dengue na Bahia. Até agora, tivemos duas mortes, o que nos preocupa, mas nós não vamos deixar criar alarme na comunidade baiana. O plano que traçamos de ação eficaz e preventivo para convencer a população de sua responsabilidade, além de um plano de vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a aplicação do fumacê e dos cuidados com aquelas habitações que estão isoladas ou esvaziadas, pra que a gente possa cuidar do armazenamento de água irregular, que é favorável ao mosquito da dengue”, destacou Jerônimo.
As equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), a fim de promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telessaúde. A programação visa aprimorar os protocolos de atendimento e monitoramento da dengue. Entre 31 de dezembro do ano passado e até o dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Saúde (Sesab) notificou 6,3 mil casos prováveis de dengue em todo estado.
Saúde