Após uma pausa na fabricação da vacina Astrazeneca por falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta quinta-feira (20) que deve retomar a produção na próxima terça (25). O comunicado foi feito através das redes sociais da empresa que produz o imunizante.
“Conforme comunicado previamente, a #Fiocruz interrompe temporariamente a partir de hoje (20/5) a produção. Com a chegada da nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), prevista para sábado (22/5), a expectativa é de que já na terça-feira (25/5) a produção seja retomada”, afirmou a Fundação em seu Twitter.
A Fiocruz completou a postagem informando que não existe previsão de que a pausa afete futuras entregas. “Não há ainda previsão de que a interrupção temporária possa impactar entregas futuras. Caso haja impacto, será comunicado mais à frente. As entregas permanecem semanais, sempre às sextas, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística definida pela pasta”, comunicou.
A Fundação prevê a entrega de 5,3 milhões de doses da vacina Astrazeneca, nesta sexta-feira (21). Com essa nova leva a Fundação ultrapassa a marca de 40 milhões de doses entregues, sendo 36,2 milhões produzidas em Bio-Manguinhos/Fiocruz e 4 milhões importadas da Índia.