Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são viroses já conhecidas – e temidas – pela imensa maioria dos brasileiros. Como sabemos, são transmitidas pela picada de mosquitos – o Aedes aegypti e Haemagogus – e podem causar sequelas irreversíveis ou matar pessoas saudáveis. Não obstante sabermos como evitar a sua proliferação e como devemos nos proteger contra a picada destes mosquitos, essas doenças continuam a aumentar em nosso país, tirando a vida de muita gente.
Agora temos mais uma razão para nos preocuparmos: um outro vírus com características semelhantes já foi identificado no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. Trata-se do vírus Mayaro, também transmitido pela picada de um mosquito que vive nas matas, denominado Haemagogus janthinomys.
Com tantas viroses potencialmente graves sendo transmitidas indiscriminadamente por todo o país, quando ficar alerta quando for picado por qualquer mosquito?
Os sinais e sintomas iniciais de todos esses vírus são muito semelhantes: febre, dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Todas podem apresentar esses sintomas iniciais e observando só o quadro clínico é impossível diferenciá-las.
Por isso, aqui vão as primeiras dicas:
Se você esteve em área de mata recentemente, procure imediatamente um médico ou um Pronto Socorro se apresentar febre e/ou qualquer um – basta um – destes sintomas: dor de cabeça, dor muscular ou manchas vermelhas. Principalmente se você não tomou a vacina da febre amarela. Não perca tempo. Quanto antes essas doenças forem identificadas, melhor.
Se você não esteve em área de mata, não sabe se foi picado e apresentar febre com os mesmos sinais e sintomas acima descritos, procure uma avaliação médica, principalmente se você estiver muito indisposto no intervalo da febre.
G1 // AO