A Academia Americana de Pediatria (AAP) na terça-feira (04) informou que a taxa de incidência da Covid-19 está preocupantemente alta entre os mais jovens. Na semana passada nos Estados Unidos, 72 mil crianças e adolescentes foram infectadas pela Covid-19, o aumento "substancial" é alarmante em relação à semana anterior.
A pesquisa da AAP contabilizou 71.726 novos casos de 22 a 29 de julho. Na semana passada foram registrados 39 mil casos relatados ao todo, e cinco vezes mais crianças que estavam doentes no final de junho. O público alvo da pesquisa inclui crianças de 6 até 18 anos.
Depois de diminuições nos casos relatados nos últimos dois meses, os números de julho começaram a subir novamente, à medida que a variante Delta do vírus, altamente transmissível, tornou-se dominante no país.
"Isso é alto e, considerando o fato de que estamos vacinados agora, o que nos diz é que as pessoas não vacinadas estão sendo infectadas em maior número porque o vírus é mais infeccioso com a variante Delta", disse a Dra. Yvonne Maldonado, chefe da divisão da doenças infecciosas no Departamento de Pediatria da Medicina de Stanford e presidente do comitê de doenças infecciosas da AAP.
Quase 4,2 milhões de crianças testaram positivo para Covid-19 desde o início da pandemia. Crianças e adolescentes representaram 19% dos casos relatados nos últimos dados semanais.
O relatório surge quando as escolas acabaram de começar ou começarão em breve, com algumas não exigindo máscaras ou distanciamento social, e como os casos em muitas partes do país estão aumentando e as hospitalizações em níveis não vistos há meses.