Saúde

Estudo da Fiocruz encontra 11% de assintomáticos para covid na Bahia 

O trabalho evidencia que o uso de máscara, cuidados de higiene e de distanciamento são cruciais para o controle da pandemia. A gama circula sem sinais nas multidões e isso dá eficiência à propagação

Marcely Gomes / Semcom
Marcely Gomes / Semcom

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Estadual de Feira de Santana mostrou que, em uma amostra aleatória da população, o percentual de infectados assintomáticos chega a 11%, considerado elevadíssimo.

De acordo com O Globo, o trabalho evidencia que o uso de máscara, cuidados de higiene e de distanciamento são cruciais para o controle da pandemia. A gama circula sem sinais nas multidões e isso dá eficiência à propagação. 

Foram analisadas amostras de 1.400 pessoas escolhidas ao acaso na multidão que circula pelas duas praças mais movimentadas e o sempre cheio mercado popular de Feira de Santana. Com 619.600 habitantes, a cidade é a segunda mais populosa da Bahia e a primeira em população do interior do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. 

Os cientistas entrevistaram pessoas ao acaso e testaram as que disseram nunca ter tido Covid-19. Em hospitais, seria esperado ter um número considerável de infectados, mas não nas ruas, em pessoas aparentemente saudáveis. Mas das 1.400 testadas com RT-PCR, 154 estavam positivas.