O titular da secretaria de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que a pandemia da Covid-19 já atingiu todo o território estadual. "Estamos com o estado da Bahia inteira em surto", ressaltou, em um pronunciamento divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (3).
O gestor reafirmou que existe um acordo para o acesso prioritário à vacina Sputnik V, da Rússia. "Isso não significa que vamos adquirir todas as 50 milhões de doses e nem que vamos imunizar toda a Bahia", explicou.
Segundo ele, a compra se dará após aprovação da Anvisa e caso não haja outra vacina disponível pelo Ministério da Saúde. Ele também não descartou a compra de vacinas que necessitem de congelamento em temperaturas ultra baixas, afirmando que a logística é possível em cidades que possuem aeroportos.
Fábio afirmou ainda que a imunização deve começar por grupos de alto risco e que congeladores devem ser comprados em caso de necessidade.
Mais cedo, o Governo da Bahia informou que está adotando os procedimentos necessários para comprar até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70ºc, especialmente as que previnem a Covid-19, produzidas pelas empresas Pfizer e pela Moderna.
BNwes/// Figueiredo