O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou nesta quinta-feira (9), uma ordem executiva que exige a vacinação de todos funcionários do Poder Executivo, incluindo a Casa Branca, e de todas as agências federais que se vacinem contra a covid-19. Segundo Biden, a decisão vem em meio a surtos cada vez maiores devido à circulação variante delta.
"Estamos em um momento difícil e ele pode durar um tempo", disse Biden. "Podemos e vamos virar o jogo contra a covid-19".
As novas exigências de vacinação cobrem cerca de 100 milhões de pessoas, ou aproximadamente dois terços dos trabalhadores dos Estados Unidos, disseram as autoridades.
De acordo com o plano de Biden, o governo também vai exigir a vacinação de mais de 17 milhões de profissionais de saúde em hospitais e outras instituições que participam de programas de auxílio e cuidados médicos para os norte-americanos mais pobres, mais velhos ou com deficiência, afirmaram autoridades do governo.
Somando-se aos militares, os subcontratados e os funcionários federais, mais de quatro milhões de trabalhadores serão obrigados a receber a vacina contra a covid-19 até o final do ano de 2021.