Saúde

Encerra nesta quarta (10) prazo para agendamentos de urologia no Hospital Geral Roberto Santos

O agendamento deve ser realizado das 13h às 17h, através do telefone 0800-0713535

Reprodução
Reprodução

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está oferecendo agendamentos de consultas urológicas e multirão de cirurgia, para homens com idade a partir de 40 anos, com o objetivo de prevenir e combater o câncer de próstata. 

O agendamento deve ser realizado até esta quarta-feira (10), das 13h às 17h, através do telefone 0800-0713535. O atendimento incluirá realização de toque retal e exame laboratorial de antígeno prostático específico (PSA). 

As ações fazem parte do Novembro Azul, mês de prevenção da doença que mata, todos os anos cerca de 1.250 baianos, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) destaca, ainda, que o exame também deve ser feito por quem já passou pela cirurgia de redesignação sexual. O procedimento deve ser feito por todas as pessoas com próstata: homens cisgênero, travestis, mulheres trans e pessoas que se identificam como não-binárias.

Programação:

Rastreio ambulatorial: Serão ofertados, nos dias 20 e 21 de novembro, 300 consultas urológicas para rastreio do câncer de próstata, com realização de toque retal e exame laboratorial de antígeno prostático específico (PSA);

Mutirão de cirurgias: Acontecerá de 22 a 26 de novembro, no centro cirúrgico do HGRS, e serão atendidos casos da Lista Única do Estado. A expectativa é realizar, em cinco dias, mais de 110 procedimentos;
Convocação de pacientes: A central de marcação de cirurgias eletivas do HGRS fará contato, de 4 a 6 de dezembro, com pacientes que estão na lista.

Resultado e alteração: A análise do toque retal será comunicada pelo médico no mesmo dia e o exame de PSA enviado, posteriormente, por e-mail. Caso o exame tenha alteração, o paciente retornará para acompanhamento;

Realização de exames pré-operatórios: De 8 a 12 de dezembro, serão realizadas as coletas laboratoriais e exames de eletrocardiograma (ECG) no ambulatório do hospital.