Saúde

Coronavírus: Infectologista não descarta risco e dá dicas para evitar contaminação no Carnaval

“No caso do Coronavírus, até então está concentrada na China, a gente não sabe até que ponto isso irá chegar até aqui, ou quando

NULL
NULL

 

Resultado de imagem para fotos do carnaval na barra

 

Apesar do Brasil não ter nenhum caso confirmado do novo Coronavírus, é legítimo que a população fique com medo, principalmente com a aproximação do Carnaval.

De acordo com o infectologista, professor da UniFTC e coordenador de um laboratório de análises clínicas em Salvador, Claudilson Bastos, “motivo real existe”. “Agora, a nível de campanha mundial e nacional está tendo um devido controle, mas um perigo real existe. E a aglomeração de pessoas é um problema para qualquer vírus”, ponderou o especialista.

“No caso do Coronavírus, até então está concentrada na China, a gente não sabe até que ponto isso irá chegar até aqui, ou quando, como a gente sabe. Mas há um controle a nível da vigilância epidemiológica nos aeroportos, da entrada de pessoas procedentes de lá. Acho que o controle está acontecendo, mas infecções virais não deixam de acontecer”, afirmou o médico.

O professor destaca que é quase inevitável, em situações de grandes aglomerações, o risco de transmissão de vírus por via aérea e contato entre pessoas. Um exemplo é a gripe comum após os festejos momescos, que até acaba levando o nome da música do Carnaval. 

No caso da folia de Momo, a única maneira de evitar de fato a contaminação por vírus com estas características de transmissão é não ir para a festa. “A melhor maneira é evitar o Carnaval”, pontuou Claudilson, ao acrescentar que as orientações do Ministério da Saúde e de protocolos vigilância epidemiológica é de que as pessoas mantenham distância de um metro entre si ou utilizem máscaras. “Mas as pessoas não vão usar máscara no Carnaval”, lembrou.

 

Claudilson Bastos é médico infectologista, professor da UniFTC e coordenador de um laboratório de análises clínicas de Salvador | Foto: Priscila Melo

 

BNotícias// Figueiredo