Saúde

Conferência discute melhorias para saúde pública em Salvador

Para debater os desafios, perspectivas e propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana, teve início nesta terça-feira (14) a XIII Conferência Municipal de Saúde.

NULL
NULL

Para debater os desafios, perspectivas e propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana, teve início nesta terça-feira (14) a XIII Conferência Municipal de Saúde. A abertura oficial do evento contou com a presença de Alfredo Boa Sorte, representando o Ministério da Saúde, Roberto Badaró, representando o Governo do Estado, a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Marcos Sampaio, dentre outras autoridades.

Até a próxima quinta-feira (16), o evento promoverá eixos temáticos de discussão em torno do financiamento SUS e a Relação Público-Privada, Participação Social, Reformas Democráticas e Populares do Estado, Garantias de Acesso e Direito à Saúde, além de Gestão do SUS e Modelos de Atenção. As propostas aprovadas farão parte do Plano Municipal de Saúde e serão diretrizes nos próximos quatro anos. 
 

"O grande desafio durante a conferência será elaborar novas proposições que acarretem em uma melhoria do cuidado e da qualidade de vida dos soteropolitanos. Abrimos espaço para conversar com os usuários. Este é o momento das pessoas dialogarem com o município e assim garantir mudanças", explicou Antonio Rodrigues.

De acordo com Marcos Sampaio, a conferência é um importante momento para mobilizar e sensibilizar todos os setores interessados da sociedade para discutir o Sistema Único de Saúde. "Queremos uma conferência participativa para lograrmos êxito. Por isso a ideia é de fazermos um diagnóstico da situação e irmos além, não ficarmos apenas na avaliação do cenários. Queremos apontar caminhos que resultem na melhoria da assistência e acesso. As propostas serão consolidadas e passarão a integrar o Plano Municipal de Saúde, bem como serão pauta da Conferência Estadual de Saúde", explicou Sampaio.

A XIII Conferência Municipal conta com o apoio da comissão representada por membros do CMS, Secretaria Municipal de Saúde, representantes de outras secretarias do município, além de instituições como Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia.

Foto: Reprodução/Gov-Ba