Saúde

Cidades baianas recebem doses de vacinas contra dengue

4 novos municípios baianos recebem o imunizante nesta sexta-feira

Foto: Divulgação Ascom/Sesab
Foto: Divulgação Ascom/Sesab

Começa nesta sexta-feira a distribuição de 50. 447 mil doses da vacina contra a dengue em quatro novas cidades baianas: Itabuna, Ilhéus, Jequié e Barreiras. No total, agora, 71 municípios têm o imunizante disponível. Segundo a títular da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, 38 municípios estão em estado de epidemia e outros 19 em alerta. “A vacinação é uma ferramenta importante, sobretudo, no médio e longo prazo. A conscientização e a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti nas residências são as medidas fundamentais para o controle da doença”, destacou.

Ainda de acordo com a Sesab, a escolha dos municípios tem sido baseada em critérios epidemiológicos rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, levando em conta os números de casos de dengue do ano de 2023. Só de janeiro a 17 de fevereiro deste ano, a Bahia registrou 8.674 casos de Dengue, um aumento de 21,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Atualmente, 38 municípios se encontram em epidemia. São eles: Anagé, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo, Bonito, Brejões, Canarana, Caturama, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Lajedão, Macaúbas, Manoel Vitorino, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Novo Horizonte, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Serrolândia, Tanque Novo, Uruçuca e Vitória da Conquista. Outras 19 localidades são consideradas áreas de alerta.