A partir do dia 5 de janeiro, o centro cirúrgico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) passará por requalificação. Com previsão de seis meses de duração, a reforma irá modernizar todas as 10 salas, que ganharão novos equipamentos. Serão modernizadas também a parte elétrica, a área física e climatização, além da melhoria dos fluxos e acessos. Nesse período, haverá redução em de cerca de 30% do volume de cirurgias realizadas na unidade, o que representa um total de 200 procedimentos.
Para que não haja desassistência, essas cirurgias serão absorvidas no próprio HGRS, com a abertura de um terceiro turno cirúrgico, e por outras unidades da Secretaria da Saúde do Estado, como Hospital Geral do Estado (buco-maxilo e trauma), Ernesto Simões Filho (vascular), Octávio Mangabeira (tórax), Subúrbio (neurocirurgia). Aquelas cirurgias de alta complexidade que atualmente tem o HGRS como referência continuarão sendo feitas na unidade.
Os pacientes que estão com alguma cirurgia já agendada e precisarão ter o local do procedimento modificado serão avisados com antecedência.
A modernização do centro cirúrgico permitirá que o HGRS aumente a capacidade de realização de procedimentos, uma vez que as cirurgias, por conta de uma maior tecnologia, serão feitas em menor tempo.
Secom // AO