Os Estados Unidos incluiu o Brasil na lista com mais de 40 países que devem receber parte do 1º lote de doações de imunizantes contra a Covid-19, com 25 milhões de doses. As autoridades americanas fizeram o anúncio nesta quinta-feira (3).
Ao todo, os EUA se compromete a redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Deste total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.
As remessas destinadas ao Brasil devem ser entregues por meio da aliança Covax Facility, aliança internacional coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que vai gerenciar e distribuir 19 milhões de doses dos imunizantes.
Não se sabe ainda o número exato de doses que o Brasil vai receber. Isso porque o país vai precisar dividir cerca de 6 milhões de doses entregues pela aliança Covax com outras nações da América Latina.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país está compartilhando os imunizantes para salvar vidas e guiar o mundo em direção ao fim da pandemia.