O número de infectados na Bahia pela Covid-19 pode chegar a 1,2 milhão em sete meses, de acordo com uma projeção feita por três universidades públicas da Bahia. O estudo aponta ainda que, neste mesmo período, a doença estará presente em 402 municípios baianos.
Salvador será o epicentro da doença concentrando 172 mil casos. Até a manhã desta sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) havia identificado oficialmente 267 pacientes, 62,55% deles na capital baiana.
Mas esse número, de acordo com os pesquisadores, poderia ser muito maior se medidas de contenção do avanço do novo coronavírus não fossem tomadas pelos prefeitos e o governador do estado. Caso, não houvesse, por exemplo, a suspensão do transporte intermunicipal para 45 cidades do interior, a Bahia iria chegar a 3,9 milhões de infectados, tendo o pico da doença em meados de junho.
A projeção foi feita de forma conjunta por cerca de 30 pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
BNwes/// Figueiredo