Foto: Mateus Pereira/GovBa
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar a retirada da exigência da fase 3 de testes da vacina Sputinik V no Brasil, o Governo da Bahia já está desenvolvendo um contrato de aquisição de doses do imunizante russo para uso emergencial no estado.
De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, “saindo o registro, na semana seguinte nós já teremos a vacina aqui na Bahia”.
"Existe uma reserva, uma previsão de até 150 milhões de doses para o Brasil até dezembro de 2021. Portanto é provavel que a Sputnik venha a se tornar a mais importante que a Coronavac na imunização do povo brasileiro, se assim o governo federal decidir adquirir a vacina. Nós do governo da Bahia, por orientação do governador já estamos negociando um contrato já de aquisição emergencial com os russos, para que asssim que saia o registro, no dia seguinte nós possamos embarcar a vacina e trazer aqui para os baianos. Primeiro a gente preisa que a Anvisa registre, ontem foi retirado a principal barreira. A Anvisa informa que em situações onde nao ha estudos no brasil a previsão deles é para que libere no prazo de 30 dias. É um prazo relativamente longo para nós que estamos na pandemia, mas é o prazo que eles informaram que vão precisar. Na sequência, saindo o registro, na semana seguinte nós teremos a vacina aqui na Bahia."
Fonte: Governo da Bahia//LC