A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está decidindo nesta sexta-feira (4) autorizar a importação das vacinas contra convid-19 Sputnik V e Covaxin. A reunião extraordinária está analisando os novos pedidos de importação do imunizante russo, apresentado por governadores, e uma outra solicitação semelhante feita pelo governo federal para importação da vacina indiana. O primeiro voto a favor foi do relator Alex Campos.
Ao todo, os governadores do Nordeste têm pré-contratos para aquisição de 65 milhões de doses da Sputnik. O governo federal planeja comprar outras 10 milhões de doses. A possível autorização foi comemorada nas redes sociais pelo secretario da Saúde da Bahia, Fabio Vilas-Boas.
"A Anvisa acaba de autorizar, finalmente, a importação excepcional e temporária da vacina #SputnikV, ainda que milhares de mortes evitáveis tivessem que ocorrer para tanto. Vitória do Gov e do povo nordestino", falou. Ele ainda disse que o voto do relator "deverá ser seguido pelos demais."
A @anvisa_oficial acaba de autorizar, finalmente, a importação excepcional e temporária da vacina #SputnikV, ainda que milhares de mortes evitáveis tivessem que ocorrer para tanto. Vitória do Gov @costa_rui e do povo nordestino. ???????? ???????????????? pic.twitter.com/DdXjOsQgF0
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) June 4, 2021