Saúde

ANS suspende reajuste nos planos de saúde por 120 dias

No entanto, os valores que haviam sido reajustados antes de setembro, não serão revistos.

NULL
NULL

 

Os valores que haviam sido reajustados antes de setembro, não serão revistos | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE - Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE

 

Após ser pressionada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na noite nesta sexta-feira, 21, suspender os reajustes do Plano de Saúde por 120 dias, pelo período de setembro a dezembro deste ano.

A decisão trava o aumento para todos os tipos de plano de saúde, como: individuais, familiares, coletivos, empresariais e por adesão, independente do número de segurados. No entanto, os valores que haviam sido reajustados antes de setembro, não serão revistos.

Os diretores da ANS afirmaram que os impactos resultantes da suspensão dos reajustes, além de possíveis medidas futuras de "reequilíbrio" dos contratos, serão revistos futuramente, mas ainda sem data definida.

De acordo com o Uol, fontes da agência dizem temer que, após a suspensão, haja uma confusão para decidir como será feito o reequilíbrio do contrato. Um risco é que haja cobranças retroativas aos clientes no próximo ano.

Na votação, a decisão pela suspensão do reajuste teve o apoio de quatro dirigentes da Agência. O diretor Rodrigo Aguiar se absteve, alegando que soube da reunião meia-hora antes.

 

A Tarde ////Figueiredo