A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, afirmou que o projeto Saúde nos Bairros, lançado oficialmente nesta terça-feira (18), na capital baiana, vai ajudar com as demandas do segmento no município. A iniciativa, considerada pioneira, leva serviços assistenciais itinerantes a diversas localidades da capital baiana. A ação percorrerá os doze Distritos Sanitários de Salvador. Hoje, a ação está localizada na região do Jardim das Margaridas.
"A gente percebeu que, depois da pandemia, tinha um gargalo muito grande de pessoas que não conseguiram fazer a prevenção ou estavam aguardando os exames. Aí, a gente começou a identificar os bairros onde elas moravam e referenciar os bairros próximos. Inicialmente, a gente chamou as pessoas agendadas pelo sistema Vida, mas deixamos uma reserva técnica para o agendamento local e novas demandas foram surgindo", analisou Ana Paula.
"Aqui eu estou identificando quais são as demandas gerais que eu posso agregar a esse programa Saúde dos Bairros e o que é individual (…) a nossa ideia é que é um serviço que não vai ser temporário, ele vai participar da nossa estrutura da saúde, uma contratualização, um chamamento público e a ideia é atender toda Salvador (…) Não é um serviço comum de saúde itinerante, onde eu simplesmente faço a demanda aberta, quem chega é atendido. Aqui a nossa ideia é aproveitar quem tá na fila e fazer o agendamento", completou a secretária.