Saúde

A prefeitura de Salvador tenta se eximir das suas responsabilidades, diz Rui Costa

“É importante ficar claro: na divisão de tarefas, que está na lei federal, o estado fica com alta e média complexidade e o município fica com atenção básica

NULL
NULL

 

Durante a entrega de um conjunto de obras de requalificação na orla de São João do Cabrito, neste domingo ,19, o governador Rui Costa (PT) disse que a oposição tenta “manipular a informação para se eximir de responsabilidades” ao falar dos sistemas de saúde do estado e dos municípios baianos.

Ao ser questionado sobre a demora na reabertura da unidade de saúde da localidade, o que gerou reclamações dos moradores, o governador disse que há um impasse com a prefeitura de Salvador.

“Pedi ao secretário estadual que conversasse com o secretário municipal de Saúde. Algumas unidades foram fechadas para reforma. A de Plataforma já estava pronta, mas houve demora para o município receber e o pessoal acabou depredando parte do que foi feito. Esse perfil de posto de saúde não é para o estado assumir, é para o município”, pontuo. 

“É importante ficar claro: na divisão de tarefas, que está na lei federal, o estado fica com alta e média complexidade e o município fica com atenção básica. Não posso assumir a atenção básica nos municípios. O estado e o município, de forma genérica, são prestadores de serviço para o SUS, que define de quem é a obrigação de fazer uma coisa e fazer outra”, prosseguiu Rui. 

“Por exemplo, tratamento dentário: tudo o que eu fizer no município, eu não recebo porque o Ministério da Saúde não paga ao estado. Paga se o município fizer. Por isso que temos de dividir tarefas senão a Bahia toda sai perdendo”, acrescentou.

BNwes////AF///