Saúde

80% dos internados por Covid não se vacinaram ou não tomaram a segunda dose, diz Sesab

As regiões sul e extremo sul, são as que mais preocupam, por conta da imunização mais lenta

Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador
Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 80% das pessoas internadas pela Covid-19 no estado não se vacinaram, ou não tomaram a segunda dose. As regiões sul e extremo sul, são as que mais preocupam, por conta da imunização mais lenta.

“Estamos com um olhar muito cuidadoso com essas regiões, sul e extremo sul, por conta do desastre natural que aconteceu, e na verdade houve um comprometimento de infraestrutura tecnológica, de comunicação e de energia nesses municípios. O próprio equipamento da sala de vacina, a unidade de saúde, muitas delas ficaram sem acesso, a população não conseguia chegar”, destacou o técnico da coordenação de imunização da Sesab, Ramon Saavedra.

Segundo ele, o caminho agora é buscar estratégias que façam a vacina chegar nas pessoas que ainda precisam completar o esquema de imunização. “À medida em que as vacinas chegam em solo baiano, elas são imediatamente distribuídas para os 417 municípios, então o que a gente precisa pensar é buscar estratégias alternativas de vacinação, para tentar identificar quem são esses faltosos, as pessoas que não estão buscando a vacina, e tentar chegar a eles, em vez de fazer com que o braço do usuário chegue à vacina, fazer a vacina chegar ao braço do usuário”, finalizou.