O Ministério da Saúde divulgou hoje (15), que as redes hospitalares de 22 estados apresentaram taxa de ocupação de leitos destinados para o tratamento da Covid-19, abaixo de 50%. A pasta ainda pontua que o parâmetro é “considerado como dentro da normalidade”. As informações são do Metrópoles.
Para o governo, a redução na ocupação se deve a campanha de vacinação contra o vírus. Até a última terça-feira (14), 139,2 milhões de brasileiros haviam recebido a primeira dose e 75,4 milhões já tinham concluído o esquema vacinal. O Ministério da Saúde já distribuiu 265,8 milhões de doses de vacinas para todo o Brasil.
“Na prática, a baixa ocupação quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações e/ou intervenções médico-hospitalares, o que reflete em um cenário epidemiológico cada vez mais confortável no país”, declarou a pasta.
O governo federal afirma que a queda nas taxas de ocupação dos leitos também reflete na “maior capacidade de atendimento de casos de urgência e emergência, além de permitir a retomada gradativa e segura de cirurgias e procedimentos eletivos”.
Além disso, a pasta ainda coloca que a média móvel de óbitos, que começou a cair em junho, atingindo assim, o menor número desde 2020.